Ensinando a apreciar música clássica de uma forma criativa e divertida



De acordo com a definição oficial da Federação Mundial de Musicoterapia, "Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender às necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas. A Musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor organização intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, através da prevenção, reabilitação ou tratamento". 

Nas mais diversas culturas antigas existem referências sobre a conexão entre a música e a transformação do estado de espírito.  Por exemplo, a Bíblia nos informa que o rei Saul sentia-se aliviado quando Davi tocava harpa para ele.  1 Samuel 16:23 nos informa que “sucedia que, vindo o espírito de Deus sobre Saul, Davi tomava a harpa e tocava com a sua mão; e havia alívio para Saul e ia-lhe bem, e o espírito mau retirava-se dele.”

Baseado nos estudos da musicoterapia clássica, o psiquiatra inglês Robert Schauffer observou os seguintes efeitos dos instrumentos sobre o organismo: Piano: combate a depressão e a melancolia. Violino: combate a sensação de insegurança. Flauta doce: combate o nervosismo e ansiedade. Violoncelo: incentiva a introspecção, a sobriedade. Metais de sopro: inspiram coragem e impulsividade.

Para diversos problemas, há peças clássicas terapêuticas:

INSÔNIA:

Nocturnos de Chopin (op. 9 No. 3; op. 15 No. 22; op. 32 n 1; op. 62 No. 1)
Preludio para la siesta de un Fauno,
Debussy Canon en Re, Pachebel.

HIPERTENSÃO:

Vivaldi- as quatros estações - primavera
Antonio Vivaldi - The Four Seasons - Autumn
Vivaldi - Four Seasons - Winter
Vivaldi - summer
Serenata No. 13 en Sol Mayor, Mozart.

DEPRESSÃO:

Concierto para piano No. 3, Rachmaninov.
Música acuática, Haendel.
Concierto para violín, Beethoven,
Sinfonía n 8, Dvorak.

ANSIEDADE:


Concierto de Aranjuez, Rodrigo.
Las cuatro estaciones, Vivaldi:
Vivaldi- as quatros estações - primavera
Antonio Vivaldi - The Four Seasons - Autumn
Vivaldi - Four Seasons - Winter
Vivaldi - summer

DOR DE CABEÇA:

Sonho de Amor - Listz.
Serenata, Schubert.
Himno al Sol, Rimsky-Korsakov.

DOR DE ESTÔMAGO:

Música para la Mesa, Telemann.
Concierto de Arpa, Haendel.
Concierto de oboe, Vivaldi.

ENERGÉTICAS:

La suite Karelia, Sibelius.
Serenata de Cuerdas (op. 48), Tschaikovsky).

Sendo assim, durante minhas aulas, meus alunos, têm tido a oportunidade de beneficiar da musicoterapia e aumentar seus conhecimentos sobre música clássica de uma maneira dinâmica e prazerosa por meio da apreciação de obras clássicas consagradas, desenhos animados, filmes, relatórios e debates posteriores.

A estratégia didática começa com uma aula de relaxamento, onde os alunos, deitados e de olhos fechados, escutam ao som do piano, obras renomadas de Mozart, Bach, Beethoven, Rossini, Chopin e por fim, a Rapsódia húngara n.º 2 de Franz Liszt.       
    
Em continuidade ao processo de aprendizagem, os educandos aprofundam seus conhecimentos sobre biografias de alguns músicos clássicos por meio de leitura e interpretação de textos contidos na “Apostila de Iniciação Musical”. 

Por fim, a turma assiste a um filme biográfico sobre algum dos músicos estudados (Sobre Mozart, o filme “Amadeus”, sobre Chopin, o filme “A Noite Sonhamos", sobre Beethoven, o filme “Minha Amada Imortal” ou “O Segredo de Beethoven”, sobre Johann Strauss, o filme “A Grande Valsa”, sobre Franz Liszt, o filme “Sonho de Amor”, música em geral, os filmes “O Som do Coração”, “Rio”, “A Voz do Coração”, “Rags – O Poder da Música” e “Alô Amigos”.) e apresenta um relatório sobre o mesmo.
Esta iniciativa tem proporcionado aos educandos condições de melhoria no estado emocional, da comunicação, apoio e autoestima, motivação, melhoria de comportamento, maior frequência às aulas, compromisso com as tarefas, respeito mútuo e consequentemente melhoria da relação família e escola.
Gostou? Lembre-se de que o que você acabou de ler são apenas alguns trechos de um dos artigos publicado no livro  "Um convite à reflexão". 

Adquira já o seu exemplar! Ele está disponível, por apenas R$ 25,00 nos seguintes pontos comerciais em Taiobeiras, MG:

• Armarinho Central
• Armarinho Galo
• Banca de Revistas da Rua Conrado Rocha, 47
• Betel Papelaria
• Comercial J. Mena
• JG Armarinho
• Léo Variedades
• Palipel
• Papelaria Bricole
• Tina Armarinho
• Vitória Variedades 


O livro pode ainda ser comprado diretamente do autor pelos fones: (38) 9959 1289 (VIVO)  e (38) 9185 4295 (TIM), pelo e-mail: fabianotaio@hotmail.com ou pelo Facebook: https://www.facebook.com/fabiano.alvespereira2

Nenhum comentário:

Postar um comentário