De acordo com a definição oficial da
Federação Mundial de Musicoterapia, "Musicoterapia é a utilização da
música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um
musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, em um processo destinado
a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização,
expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de
atender às necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas. A Musicoterapia
busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele
ou ela alcance uma melhor organização intra e/ou interpessoal e,
consequentemente, uma melhor qualidade de vida, através da prevenção,
reabilitação ou tratamento".
Nas mais
diversas culturas antigas existem referências sobre a conexão entre a música e
a transformação do estado de espírito.
Por exemplo, a Bíblia nos informa que o rei Saul sentia-se aliviado
quando Davi tocava harpa para ele. 1 Samuel 16:23 nos informa
que “sucedia que, vindo o espírito de Deus sobre Saul, Davi tomava a
harpa e tocava com a sua mão; e havia alívio para Saul e ia-lhe bem, e o
espírito mau retirava-se dele.”
Baseado nos estudos da musicoterapia
clássica, o psiquiatra inglês Robert Schauffer observou os seguintes efeitos
dos instrumentos sobre o organismo: Piano: combate a depressão e a melancolia.
Violino: combate a sensação de insegurança. Flauta doce: combate o nervosismo e
ansiedade. Violoncelo: incentiva a introspecção, a sobriedade. Metais de sopro:
inspiram coragem e impulsividade.
Para diversos problemas,
há peças clássicas terapêuticas:
INSÔNIA:
Nocturnos de Chopin (op. 9 No. 3; op. 15 No. 22; op. 32 n 1; op. 62 No. 1)
Preludio para la siesta de un Fauno,
Debussy Canon en Re, Pachebel.
Nocturnos de Chopin (op. 9 No. 3; op. 15 No. 22; op. 32 n 1; op. 62 No. 1)
Preludio para la siesta de un Fauno,
Debussy Canon en Re, Pachebel.
HIPERTENSÃO:
Vivaldi- as quatros estações - primavera
Antonio Vivaldi - The Four Seasons - Autumn
Vivaldi - Four Seasons - Winter
Vivaldi - summer
Serenata No. 13 en Sol Mayor, Mozart.
DEPRESSÃO:
Concierto para piano No. 3, Rachmaninov.
Música acuática, Haendel.
Concierto para violín, Beethoven,
Sinfonía n 8, Dvorak.
ANSIEDADE:
Concierto de Aranjuez, Rodrigo.
Las cuatro estaciones, Vivaldi:
Vivaldi- as quatros estações - primavera
Antonio Vivaldi - The Four Seasons - Autumn
Vivaldi - Four Seasons - Winter
Vivaldi - summer
DOR DE CABEÇA:
Sonho de Amor - Listz.
Serenata, Schubert.
Himno al Sol, Rimsky-Korsakov.
DOR DE ESTÔMAGO:
Música para la Mesa, Telemann.
Concierto de Arpa, Haendel.
Concierto de oboe, Vivaldi.
ENERGÉTICAS:
La suite Karelia, Sibelius.
Serenata de Cuerdas (op. 48), Tschaikovsky).
Sendo assim, durante minhas aulas, meus
alunos, têm tido a oportunidade de beneficiar da musicoterapia e aumentar seus
conhecimentos sobre música clássica de uma maneira dinâmica e prazerosa
por meio da apreciação de obras clássicas consagradas, desenhos animados,
filmes, relatórios e debates posteriores.
A estratégia didática começa com uma
aula de relaxamento, onde os alunos, deitados e de olhos fechados, escutam ao
som do piano, obras renomadas de Mozart, Bach, Beethoven, Rossini, Chopin e por
fim, a Rapsódia húngara n.º 2 de Franz Liszt.
Em continuidade ao processo de
aprendizagem, os educandos aprofundam seus conhecimentos sobre biografias de
alguns músicos clássicos por meio de leitura e interpretação de textos contidos
na “Apostila de Iniciação Musical”.
Por fim, a turma assiste a um filme
biográfico sobre algum dos músicos estudados (Sobre Mozart, o filme “Amadeus”,
sobre Chopin, o filme “A Noite Sonhamos", sobre Beethoven, o filme “Minha
Amada Imortal” ou “O Segredo de Beethoven”, sobre Johann Strauss, o filme “A
Grande Valsa”, sobre Franz Liszt, o filme “Sonho de Amor”, música em geral, os
filmes “O Som do Coração”, “Rio”, “A Voz do Coração”, “Rags – O Poder da
Música” e “Alô Amigos”.) e apresenta um relatório sobre o mesmo.
Esta iniciativa tem proporcionado
aos educandos condições de melhoria no estado emocional, da comunicação, apoio
e autoestima, motivação, melhoria de comportamento, maior frequência às aulas,
compromisso com as tarefas, respeito mútuo e consequentemente melhoria da
relação família e escola.
Gostou?
Lembre-se de que o que você acabou de ler são apenas alguns trechos de
um dos artigos publicado no livro "Um convite à reflexão".
Adquira já o seu exemplar! Ele está disponível, por apenas R$ 25,00 nos seguintes pontos comerciais em Taiobeiras, MG:
• Armarinho Central
• Armarinho Galo
• Banca de Revistas da Rua Conrado Rocha, 47
• Betel Papelaria
• Comercial J. Mena
• JG Armarinho
• Léo Variedades
• Palipel
• Papelaria Bricole
• Tina Armarinho
• Vitória Variedades
O livro pode ainda ser comprado diretamente do autor pelos fones: (38) 9959 1289 (VIVO) e (38) 9185 4295 (TIM), pelo e-mail: fabianotaio@hotmail.com ou pelo Facebook: https://www.facebook.com/fabiano.alvespereira2
Nenhum comentário:
Postar um comentário